Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2017 Fevereiro Caminhos de Santiago dinamizam um novo Ciclo de Tertúlias

Caminhos de Santiago dinamizam um novo Ciclo de Tertúlias

O Caminho de Santiago e o concelho de Barcelos partilham uma mesma história. A peregrinação secular esteve desde sempre associada à terra do galo, que beneficia de uma posição geográfica privilegiada potenciada pela construção da ponte na primeira metade do século XIV.

É essa relação entre as terras de Barcelos e a tradição que levam o Município a promover um ciclo de tertúlias, ao longo de todo o ano. A primeira, no âmbito de "Barcelos, Terra de Tradição Jacobeia", acontece já no próximo dia 10 de fevereiro, sexta-feira, às 21h, no Salão Nobre da Câmara Municipal, e terá especial enfoque nas freguesias de Couto e Balugães. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e deverá ser submetida até ao dia 9 de fevereiro.
O Caminho é uma verdadeira encruzilhada de experiências, de culturas e de patrimónios como o literário, natural, musical, arquitetónico, artístico e religioso. No território do concelho Barcelos, existem marcas de tradição jacobeia, nomeadamente monumentos, como Albergaria, Hospital do Espírito Santo, Convento de Palme, Convento de Vilar de Frades; topónimos; alminhas; cruzeiros; ou a Capela de Nossa Senhora da Ponte. Além disso, a devoção a São Tiago tem grande expressão no norte do País. Barcelos não é exceção e o santo é padroeiro de múltiplas freguesias, adensando a ligação da terra aos Caminhos de Santiago.
Para além desta sessão, está também confirmada uma outra tertúlia no dia 13 de maio, no âmbito do Dia do Peregrino.

classificado em: