Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2017 Dezembro Projeto de inclusão social OPEN B comemora 2.º aniversário

Projeto de inclusão social OPEN B comemora 2.º aniversário

O Espaço OpenB – Oportunidades, Parcerias e Empreendedorismo no Núcleo de Barcelos, integrado no Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social, e apoiado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, comemorou no passado dia 14 de dezembro o seu 2.º aniversário.

Este projeto conta com a parceria da Câmara Municipal de Barcelos, da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, da Associação Comercial e Industrial de Barcelos, do Grupo de Ação Social Cristã e da Freguesia de Arcozelo, entre outros, e pretende de forma multissetorial e integrada, promover a inclusão dos cidadãos através de ações que permitam combater a pobreza e a exclusão social no núcleo urbano de Barcelos - União de freguesias de Barcelos (Barcelos, Vila Boa, Vila Frescaínha (São Martinho e São Pedro) e na freguesia de Arcozelo, podendo estender-se ao restante território concelhio.

A sessão contou com a presença da Vice- Presidente da Câmara Municipal, Armandina Saleiro, do Presidente da ATAHCA, Mota Alves, do Coordenador Técnico do OpenB, Luciano Barros,  bem como de todo o corpo técnico do projeto e dos representantes das instituições.

Armandina Saleiro referiu que “a Câmara Municipal se associou a este projeto desde o primeiro instante, e que estas parcerias em rede são importantes para a resolução de um conjunto de problemas sociais no núcleo urbano de Barcelos”.

O projeto resume a sua atuação em três Eixos de intervenção:

Eixo 1: Emprego, formação e qualificação;

Eixo 2: Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil;

Eixo 3: Capacitação da comunidade e das instituições, tendo como Entidade Coordenadora Local da Parceria – a ATAHCA e como entidades parceiras e executoras a ACIB e o GASC, bem como uma colaboração estreita do Município de Barcelos e da Junta de Freguesia de Arcozelo.

Este projeto irá também desenvolver-se em parceria com diversas instituições sediadas na área de intervenção do OpenB.