Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2017 Dezembro Música, milhares de luzes e símbolos natalícios animam ruas da cidade

Música, milhares de luzes e símbolos natalícios animam ruas da cidade

O Natal já chegou a Barcelos! Milhares de luzes, música e enfeites com os símbolos natalícios enchem os espaços da cidade, mais embelezada ainda com as exposições de presépios elaborados por artesãos barcelenses, patentes na Torre Medieval, no Posto de Turismo e na Sala Gótica dos Paços do Concelho.

Pronta para mais uma grande animação, que se prolonga pelos primeiros dias de janeiro de 2018, a cidade vibra com o fervilhar de gente que faz as suas compras de Natal e que aproveita para conhecer o seu centro histórico e os seus monumentos, os símbolos da cidade e do concelho que, através do artesanato, fizeram de Barcelos Cidade Criativa da UNESCO.
Há animação e motivos de interesse para todas as idades.
Os mais novos podem contar com os já habituais comboios de Natal, os insufláveis e a Aldeia Natal, situada na Avenida da Liberdade e, também, com animação de rua, a cargo de A Capoeira - Companhia de Teatro de Barcelos – Pai Natal, duendes, palhaços, modelagem de balões e peças de teatro entre a Rua Direita, o Largo da Porta Nova e a Avenida da Liberdade.
Ainda para os mais novos, nos edifícios municipais, decorrerão várias atividades dedicadas à época festiva, nomeadamente exposições, peças de teatro, workshops infantis de modelagem de barro e concertos. Podem, ainda, divertir-se nas Férias de Natal promovidas pelo Município, que aliam atividades lúdicas e desportivas no Pavilhão Municipal, no Museu de Olaria, na Galeria Municipal de Arte, na Biblioteca Municipal e na Casa da Juventude.
Até 6 de janeiro, as ruas de Barcelos vão acolher vários presépios, enquanto o Museu de Olaria expõe “O Natal no Museu” com presépios em barro fosco e vidrado e também azulejos com pinturas alusivas ao Natal.
O Teatro Gil Vicente apresenta a peça “Auto de Natal”, no dia 15 de dezembro, interpretado pelo Instituto Autodidata de Estudos Superiores do Minho. No palco, estará também  o “Espírito de Natal”, no dia 17 de dezembro, de cariz solidário, a reverter a favor da AMAR 21 e tem um custo de 3€ (gratuito até aos 5 anos). Esta peça é protagonizada pelo TPCzinho, Secção Infantil e Juvenil do TPC e KYRIOS – Grupo de Jovens de Santiago de Carapeços.
A música marca também presença nesta grande animação, com o Concerto de Natal, pelo Coral Magistrói, de Carapeços, no dia 19, às 21h30, no Teatro Gil Vicente. Os The Classic atuam no Largo da Porta Nova, no dia 23, às 15h00.
Mas a festa continua na passagem de ano com o programa “Barcelos é Mágico”, uma festa com muita música e DJ´s, no Pavilhão Municipal.
Nos dias 13 e 20 de janeiro, as ruas da cidade serão o palco do Concerto de Reis, este ano com um novo formato.