Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2017 Agosto Peregrinações à Franqueira e à Aparecida mobilizam milhares de fiéis

Peregrinações à Franqueira e à Aparecida mobilizam milhares de fiéis

As peregrinações ao Santuário de Nossa Senhora da Franqueira, no dia 13 de agosto, e ao Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, em Balugães, no dia de ontem, mobilizaram milhares de fiéis que participaram nas cerimónias.

Os peregrinos, em grande número, acompanharam os andores e encheram os santuários e as áreas envolventes, em jeito de devoção a Nossa Senhora.

Na Franqueira, a missa campal foi presidida pelo bispo auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho, que apelou a que se proteja o ambiente, dizendo que “temos a obrigação de deixar um planeta verde e vivo às gerações vindouras e não um planeta vermelho ou amarelo, sinais do esgotamento e do deserto” e fez saber que acredita nas nossas gerações que julga capazes de criar uma “nova cultura mundial mais responsável”.

A peregrinação, organizada pela Confraria de Nossa Senhora do Rosário da Franqueira, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e da Vice-Presidente, Armandina Saleiro.

Já ontem, em Balugães, milhares de pessoas subiram ao Santuário da Senhora da Aparecida para prestarem homenagem e rezar à Virgem. A peregrinação foi igualmente presidida pelo bispo auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho, que voltou a sublinhar a proteção ao meio-ambiente, lembrando os incêndios das últimas semanas. Além disso, lançou um apelo aos peregrinos, dizendo “é prioritário os pais cristãos transmitirem a fé aos filhos”.

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e a Vice-Presidente, Armandina Saleiro, também acompanharam as cerimónias.

Aqui, tal como no domingo na Franqueira, confrarias de várias paróquias do concelho marcaram forte presença. Na peregrinação à Senhora da Aparecida, juntaram-se, também, confrarias dos concelhos de Viana do Castelo e de Ponte de Lima, pela proximidade geográfica.