Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2017 Agosto Maior Mostra de Criatividade do País até domingo no Parque da Cidade

Maior Mostra de Criatividade do País até domingo no Parque da Cidade

O Parque da Cidade recebe até domingo, dia 13 de agosto, a 35.ª Mostra de Artesanato e Cerâmica, e volta a ser a Capital do Artesanato com mais de 125 artesãos, 80 dos quais de Barcelos, num certame que conta com cerca de 140 stands espalhados pelas várias áreas do recinto do Parque.

O Presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, realçou a importância do artesanato na imagem de Barcelos no país e no mundo, lembrando que “é a representação mais nobre da identidade barcelense e o grande elemento diferenciador em relação aos demais concelhos portugueses”.

A edição de 2017 decorre numa altura em que a UNESCO está a analisar a candidatura de Barcelos à Rede de Cidades Criativas. Reconhecido como a Capital do Artesanato, o concelho vê agora alargadas as suas aspirações através da candidatura à Rede, no domínio do artesanato e arte popular.

Para o edil barcelense, “é uma candidatura que se construiu em torno da tradição artesanal e da arte popular como um incontestável valor patrimonial, histórico e social”, acrescentado que “as artes e ofícios tradicionais são o âmago do povo barcelense e a criatividade, o legado que os mais nobres artistas cultivam ao longo de séculos. Barcelos terá assim mais um motivo de orgulho quando, em outubro próximo, for reconhecida como Cidade Viva e Criativa, uma terra de mestres artesãos com reconhecimento no país e no mundo por ser terra de barristas”, remata o autarca.

Oferta de animação até ao último dia

Além do mais rico e variado artesanato, os visitantes têm diariamente um conjunto de ofertas de animação que se tornam num excelente cartão de visita desta Mostra de Artesanato e Cerâmica, e ainda uma praça de alimentação com música ao vivo todos dias.

Na edição deste ano, o Município volta a apostar nas tradições do passado com os workshops diários onde se pode aprender as artes e ofícios, que passam pela tecelagem, olaria, figurado, bordados, chapéus de palha, entre outras.

O Concerto ao Artesanato, este ano, acontece no dia 12 de agosto, e serão entregues os prémios Inovação, Carreira, Revelação Artesanato Contemporâneo e Revelação Artesanato Tradicional. A atuação é da Banda Musical de Oliveira e do Coro de Câmara de Barcelos.

Este certame, um dos mais antigos do país, conta com a presença dos mais importantes artesãos de cada setor do artesanato (figurado, olaria, cestaria e vime, ferro e derivados, madeira e bordados) e retrata toda a riqueza da arte e do trabalho tradicional.

Na animação diária, pode sempre contar com as arruadas dos grupos tradicionais do concelho, a música ao vivo na Praça da Alimentação, e muita música no palco principal.

A Mostra abre às 16h00 aos sábados e domingos e às 18h00, de segunda a sexta-feira, encerrando todos os dias à meia-noite.