Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2017 Abril

Abril

“José Liberato - Vida e Obra” na Biblioteca Municipal de Barcelos

2017-04-04

Uma exposição documental e biográfica intitulada “José Liberato - Vida e Obra” está patente ao público no átrio da Biblioteca Municipal de Barcelos, de 5 a 29 de abril.

Presidente da Câmara na cerimónia do 33.º aniversário dos Bombeiros de Viatodos

2017-04-04

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, marcou presença na sessão solene do 33º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos. Na cerimónia, a corporação recebeu novos equipamentos de proteção individual e um novo veículo de transporte de doentes não urgentes adquirido com uma comparticipação financeira da empresa Celoplás.

Mostra do Folar da Páscoa está de regresso ao Posto de Turismo

2017-04-12

De 13 a 15 de abril, o Posto de Turismo recebe a mostra do Folar e Doces da Páscoa, e o Largo do Porta Nova será o palco do Feirão da Páscoa que conta com a presença de artesãos do concelho a trabalhar ao vivo.

Oitenta auxiliares de ação educativa recebem formação sobre alimentação e interação comportamental em ambiente escolar

2017-04-07

O auditório da Câmara Municipal de Barcelos recebeu, ao longo do dia de ontem, dia 5 de abril, uma formação destinada a tarefeiras, auxiliares de ação educativa, empregadas de refeitório e cozinheiras, subordinada ao tema “Alimentação e Interação comportamental em ambiente escolar”.

Câmara aprova por unanimidade vários subsídios a freguesias

2017-04-13

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, em reunião ordinária de 10 de abril, um conjunto de subsídios, no valor de cerca de 145 mil euros, que irão contribuir de forma significativa no apoio socioeconómico às freguesias do concelho: rede viária, espaços de lazer públicos, ampliação e requalificação de cemitérios, construção de muros, drenagem de águas pluviais e apoio às diversas iniciativas das freguesias, entre outros.

Questões Jurídicas no Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em debate

2017-04-05

No âmbito da implementação do Projeto Tecer a Prevenção, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barcelos, em colaboração com o Município de Barcelos, levou a cabo, no dia 3 de abril, uma ação de formação sobre “Questões Jurídicas no Sistema de Promoção e Proteção”.

Projeto “Tecer a Prevenção” pretende acabar com as lacunas existentes nas comissões de proteção de crianças

2017-04-11

Foi apresentado ontem, dia 10 de abril, em conferência de imprensa, o projeto “Tecer a Prevenção” da autoria da Comissão Nacional para a Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens ao qual a Comissão de Proteção Crianças e Jovens de Barcelos aderiu e pretende implementar em conjunto com o Município de Barcelos e com a colaboração e orientação do Professor Doutor Manuel Sarmento, da Universidade do Minho, com o objetivo de formar a comunidade/parceiros para estarem atentos aos sinais de “perigo”.

Barcelos homenageia o artista Carlos Basto no seu 85º aniversário

2017-04-18

Durante cinco dias, o Município de Barcelos vai homenagear o pintor e aguarelista barcelense Carlos Basto, que completa 85 anos no dia 20 de abril, realizando uma exposição na Galeria Municipal de Arte, em que estarão patentes 85 obras, realizadas ao longo da sua vida artística.

Crianças decidem e escolhem o que melhorar na comunidade onde estão inseridas

2017-04-05

Os adultos fizeram o guião, mas são as crianças que vão decidir e escolher o que deve ser intervencionado, alterado e melhorado na comunidade onde estão inseridas. “Se eu fosse Presidente” e “Saber comer é saber viver!” são os dois concursos, criados no âmbito do Projeto + Cidadania, que o Quadrilátero Urbano vai promover junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aprender a dialogar, a articular ideias, a saber fazer escolhas, viver experiências e retirar delas significado são as competências que se pretendem estimular com esta iniciativa.

Primeira grande romaria do Minho prepara-se para bater recorde

2017-04-07

Mais eventos, mais dias, mais tradição, a primeira romaria do Minho espera bater recorde de visitantes. O programa da Festa das Cruzes 2017, que decorre entre os dias 23 de abril e 7 de maio, foi apresentado, hoje, no auditório municipal, pelo Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e contou com a presença do Provedor da Real Irmandade do Senhor da Cruz, Pedro Ferreira, e pelo Prior de Barcelos, Monsenhor Abílio Cardoso. Mickael Carreira, Amor Electro e Anjos são alguns dos cabeças de cartaz da Festa das Cruzes 2017, mas pelo palco irão passar muitos nomes da música nacional.

Câmara Municipal de Barcelos promove Dia Mundial do Livro em família

2017-04-20

Ateliês “Ciência do UAU!”, pelo Laboratório da Li, “O Soldado João”, pela equipa da BMB, uma tertúlia com os escritores barcelenses Domingos da Calçada, Fernando Pinheiro e Rui Sousa Basto são algumas das atividades que a Biblioteca Municipal vai desenvolver para que toda a família possa viajar através dos livros.

Dia do Atendimento Descentralizado

2017-04-21

O IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, IP, em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos, realizou, no dia 19 de abril, o Dia do Atendimento Descentralizado.

Câmara Municipal e IPCA comemoram o 25 de Abril

2017-04-18

Barcelos volta a comemorar o 25 de Abril com uma iniciativa pública, desta vez em conjunto com o Instituto Politécnico do Cávado e Ave. Na passagem do 43.º aniversário da Revolução, o Município de Barcelos decidiu ampliar o âmbito das comemorações, convidando o IPCA, uma das grandes instituições de ensino superior da região e do país, a associar-se a este importante evento.

Responsáveis autárquicos e diretores de escolas, italianos, polacos e portugueses, juntam-se para combater o abandono escolar através da arte

2017-04-21

Responsáveis autárquicos e diretores de escola vindos de Reggio di Calabria, Itália, e de Chorkówka, Polónia, estão de visita a Barcelos, no âmbito do projeto “A School for tomorrow’s Europe: Dropout Prevention, Intervention, and Retrieval through Art Education”do programa ERASMUS +.

A Primeira Grande Romaria do Minho arranca domingo

2017-04-21

Mais eventos, mais dias, mais tradição, a primeira romaria do Minho espera bater recorde de visitantes. A Festa das Cruzes 2017, que decorre entre os dias 23 de abril e 7 de maio, arranca já este domingo. Mickael Carreira, Amor Electro e Anjos são alguns dos cabeças de cartaz da Festa das Cruzes 2017, mas pelo palco irão passar muitos nomes da música nacional.

Espanha, Estónia, Hungria e Itália reúnem-se em Barcelos para debater a participação cívica e democrática na EU

2017-04-28

As políticas locais são fundamentais para fomentar a participação cívica e democrática na EU e um papel central para a compreensão desta “nova” União Europeia (EU). Entre os dias 1 e 5 de maio, realiza-se o terceiro encontro do Projeto City to city for building our Europe, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Barcelos. Os dois primeiros encontros tiveram lugar em novembro 2016, em Itália, e fevereiro de 2017, na Hungria. Barcelos recebe agora os parceiros de Teruel (Espanha), Kistelek (Hungria) e Narva (Estónia), e Gerace (Itália), que assume o papel de coordenador do projeto, para debater o “Crescimento Inteligente” (smart growth), que é uma das linhas programáticas prioritárias do Programa Europa 2020.

"Sala de Aula do Futuro" junta especialistas da área da educação em Seminário Nacional

2017-04-24

Repensar a escola, o papel do aluno e dos professores. A aposta em novas tecnologias e em novas metodologias de trabalho. Refletir sobre o atual modelo de educação que tem vindo a dar sinais claros de que atingiu o ponto de saturação são alguns dos objetivos do Seminário Nacional – “Sala de Aula do Futuro: perspetivas, desenhos e outras tentações”, que se realiza no próximo dia 28 de abril, no Teatro Gil Vicente.

Concurso Barcelos Florido tem inscrições abertas até final de abril

2017-04-21

O concurso “Barcelos Florido”, que decorre entre os meses de abril e julho, tem inscrições abertas até ao final deste mês. Uma iniciativa do Município de Barcelos, através do pelouro do Turismo, que tem como objetivo contribuir para a valorização estética e ambiental da cidade de Barcelos e da freguesia de Barcelinhos, promovendo o embelezamento e a decoração das janelas e varandas com flores e plantas naturais.

Festa das Cruzes arrancou domingo

2017-04-28

A Festa das Cruzes 2017 arrancou no passado domingo, dia 23 de abril, com a inauguração dos arcos de romaria e com o espetáculo de Jorge Loureiro. Ao longo da semana, não faltaram motivos para os barcelenses e visitantes passarem pelo centro da cidade.