Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2015 Dezembro A Magia do Natal invade Barcelos

A Magia do Natal invade Barcelos

A época natalícia está aí e o Município de Barcelos, depois do sucesso do ano anterior, volta a promover “Barcelos Cidade Presépio”, que arranca com a inauguração das luzes de Natal que irão iluminar as ruas, avenidas e entradas da cidade.

Pelas ruas da cidade, a música e os presépios de grandes dimensões, as casas de Natal, o comboio de Natal e os insufláveis farão as delícias dos visitantes. E, nos edifícios Municipais, teremos a acontecer diversas atividades em simultâneo – exposições de presépios, peças de teatro e ateliês infantis, workshops para aprender a trabalhar o barro e a fazer um presépio, espetáculos de dança, concertos, encontro de Coros e muito mais.

Este ano as atividades que integram o programa "Barcelos Cidade Presépio" são bastante diversas, havendo iniciativas para pessoas de todas as idades, com um programa preenchido de atividades que vão animar a época festiva das crianças, das famílias, da população e dos milhares de visitantes que todos os anos fazem do concelho um ponto “obrigatório” de passagem nesta altura do ano.

Pelas ruas da cidade teremos, de 14 de dezembro a 6 de janeiro, as tão esperadas Rotas de Presépios de Grandes Dimensões. Este ano espera-se que o número de participantes deste concurso aumente, e para os mais pequenos haverá um circuito repleto de brincadeiras de Natal, onde não faltarão as casinhas, os ateliês de pintura, a Aldeia de Natal, na Avenida da Liberdade, o comboio de Natal, os espetáculos de dança e teatro, e muitas outras atividades. No dia 20, na Avenida da Liberdade e Largo da Porta Nova, haverá muitas atividades na maior Festa de Natal do concelho com a visita do Pai Natal que promete surpreender miúdos e graúdos. O passeio de cicloturismo de Pais Natal realiza-se no mesmo dia, durante a manhã.

Nesta quadra festiva, também os edifícios do Município estarão repletos de diversas iniciativas pedagógicas, que têm como objetivo despertar o interesse para a cultura, tradição, educação, criatividade dos mais pequenos, durante as férias de natal. A Biblioteca Municipal, o Museu da Olaria, o Pavilhão Municipal e a Casa da Juventude, mediante inscrição prévia, promovem as férias de Natal com momentos mágicos de leitura de contos de natal, jogos, ilustração, cinema, aprender a fazer presépios e fantoches. E a magia de natal continua, também, no Teatro Gil Vicente, com peças de teatro pensadas especialmente para as crianças – “O Gato das Botas”, no dia 23, com duas sessões, às 16h00 e às 21h30, e a peça “Os Três Porquinhos” pela APACI, nas escolas do concelho e na Biblioteca Municipal, até ao dia 30 de dezembro.

Mas há mais iniciativas pensadas para serem vividas em família! No Museu da Olaria, na Casa da Azenha, na Torre Medieval, no Posto de Turismo, no Teatro Gil Vicente e na Sala Gótica estará em exposição “Presépios, Uma Tradição, Várias Interpretações” que pode ser vista até 10 de janeiro, onde contempla presépios de diferentes artesãos barcelenses e muitos outros artistas.

E porque a quadra também é de passagem de ano, o Município de Barcelos volta a promover, no Pavilhão Municipal, “Barcelos é Mágico, Réveillon 2015/2016” com muita música, cor e animação e uma sessão de fogo de artifício no Largo da Porta Nova quando baterem as doze badaladas. No dia 3 de janeiro, a Banda de Musica de Oliveira dá as boas-vindas a 2016 com um concerto no Teatro Gil Vicente, e o Conservatório de Música de Barcelos apresenta no dia 9 o “Concerto de Ano Novo”.

classificado em: ,