Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2015 Outubro Sessão de esclarecimento do PROJETO RIOS

Sessão de esclarecimento do PROJETO RIOS

O Município de Barcelos, através do Pelouro do Ambiente, promove a participação no “PROJETO RIOS”, que consiste na adoção de 500 metros de um rio, por grupos, com um mínimo de quatro pessoas, de modo a promover a sensibilização da sociedade civil para os problemas e a necessidade de proteção e valorização dos sistemas ribeirinhos.

O Município associa-se ao projeto e promove uma sessão de esclarecimento com  a Coordenadora Nacional do Projeto Rios, Manuela Oliveira, no dia  30 de outubro,  às 19h00,  no auditório da Biblioteca Municipal. A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória até 26 de outubro através do email: gambiente@cm-barcelos.pt.

O “Projeto Rios” visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, tendo sido adaptado ao contexto nacional em 2005/2006. Atualmente, abrange 20 distritos, 187 Km de rios adotados e 14550 participantes. (mais info em http://www.projectorios.org/)

Os grupos assumirão a responsabilidade de vigilância e proteção do troço do curso de água que selecionaram, contribuindo assim para o processo de reabilitação desse leito. Para auxiliar nesta tarefa é necessário um kit didático, bem como formação de um monitor por cada grupo.

Todos podem participar no “Projeto Rios”: empresas, escolas (desde o ensino pré-escolar até à universidade sénior), juntas de freguesia, grupo de escuteiros, associações, famílias ou grupos de amigos, prevendo anualmente um tempo mínimo de dedicação de 7 horas.

O Município de Barcelos associa-se financiando a aquisição do kit do “Projeto Rios” (€60), para os primeiros 15 grupos inscritos (1 kit por grupo), e a formação de monitores (€60) para os primeiros 30 inscritos (1 monitor por grupo).