Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2015 Setembro Município de Barcelos volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade

Município de Barcelos volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade

O Município de Barcelos volta a aderir, este ano, à Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, cujo lema de 2015 é “Escolhe. Muda. Combina.”

O lema “Escolhe. Muda. Combina.” tem como objetivo a reflexão da variedade dos meios de transporte à disposição e da forma como eles podem ser combinados, atitudes essenciais para continuarmos a proteger o meio ambiente e a adotar hábitos de vida saudável contribuem para uma melhor qualidade de vida, “mente sã, em corpo são”.

A exposição “Silêncio, vamos falar de ruído” marcará o arranque deste completo programa delineado pelo Município, no dia 16 de setembro, às 17h, na Sala Gótica dos Paços do Concelho e às 21h30 haverá lugar para um passeio guiado pelo Centro Histórico, com partida no Largo da Porta Nova.

O dia 17 será subordinado ao tema “Barcelos acessível por um dia”, e durante todo este dia, em vários pontos da cidade e em simultâneo, terão lugar diversas atividades - um percurso para pessoas com mobilidade reduzida, com saída do Posto de Turismo, numa extensão de 1 km, passeio na cidade em Tuk Tuk elétrico para a população em geral, uma corrida de modos de transporte, em simultâneo: a pé, carro de competição, bicicleta, de forma a perceber qual dos meios é o mais rápido e eficaz em hora de ponta. Esta corrida contará com o maratonista Carlos Sá;  João Matias, campeão sub 23 de ciclismo; e  André Silva, campeão nacional de drift 2014.

Durante os dias 17, 18 e 19, no Largo Martins Lima, haverá lugar para o concerto “Harmos Plural.” Este é já um dos mais relevantes projetos artísticos e culturais da Europa, reunindo artistas das melhores escolas de arte do mundo.

No dia 18, às 20h30, há um passeio noturno de bicicletas antigas – cycle chic ou clássicos. No dia seguinte, na Avenida da Liberdade, das 10h às 17h, terá lugar uma exposição de veículos sustentáveis e modos suaves. Das 14h30 às 18h, também na Avenida da Liberdade há um passeio de bicicletas pela cidade de Barcelos e uma subida em balão de ar quente.

O dia 20 de setembro é dedicado ao desporto ao ar livre, no Parque da Cidade, com uma mega aula de Zumba, entre outros desportos amadores.

No dia 21, terá lugar uma ação designada de “Educação para a mobilidade” com a colaboração da PSP e escolas do concelho, das 10h às 12h. À noite, às 21h30 no largo Dr. Martins Lima, há cinema ao ar livre com “Rasgar o Céu”.

Ainda no dia 21 haverá a uma campanha de sensibilização para o envelhecimento e as dificuldades de mobilidade, na Câmara Municipal.

De realçar que de 16 a 22 de setembro, os munícipes podem utilizar livremente bicicletas pela cidade, requisitando-as no Posto de Turismo.

classificado em: