Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2015 Setembro Centenas de pessoas na romagem anual a D. António Barroso

Centenas de pessoas na romagem anual a D. António Barroso

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e o Vereador, Domingos Pereira, marcaram presença na homenagem a Dom António Barroso, ontem, 6 de setembro, em Remelhe.

Todos os anos, a devoção leva centenas de pessoas a Remelhe, para poderem homenagear o bispo missionário D. António Barroso.

A romagem teve início às 8h30 com saída do Largo da Estação da CP de Barcelos, passagem pelo Templo Bom Jesus da Cruz, paragem junto ao Monumento a D. António Barroso, junto aos Paços do Concelho. Já em Remelhe, os peregrinos assistiram à colocação de um ramo de flores na capela- jazigo de D. António Barroso e às 11h teve lugar a eucaristia.

António Barroso nasceu em Remelhe, em 5 de novembro de 1854. Foi ordenado sacerdote missionário em 20 de setembro de 1879, passou pelo Congo, Angola, de 1880 a 1891. Destacou-se como bispo missionário em Moçambique de 1891 a 1897 e na Índia, de 1897 a 1899. Foi bispo do Porto de 1899 a 1918, tendo falecido a 31 de agosto de 1918.