Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2015 Setembro Câmara aprova investimento de mais de 800 mil euros em Eficiência Energética

Câmara aprova investimento de mais de 800 mil euros em Eficiência Energética

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, em reunião ordinária do executivo, realizada no dia 11 de setembro, a autorização para a realização da despesa no valor estimado de 828.617,72€ (oitocentos e vinte e oito mil, seiscentos e dezassete euros e setenta e dois cêntimos) para a empreitada “Mais Eficiência Energética na Iluminação Pública do Cávado – Município de Barcelos”. Este é um processo que visa a substituição de todas as lâmpadas da iluminação pública no concelho por lâmpadas de tecnologia Led por forma a reduzir o consumo energético. A empreitada em apreço terá de estar executada até ao final do presente ano, dado tratar-se de um projeto financiado, contrato de “Partilha de Poupanças Líquidas” celebrado entre o Fundo de Eficiência Energética e o Município de Barcelos.

Na área da educação, o executivo municipal aprovou o acordo de colaboração a celebrar entre a Câmara Municipal de Barcelos e as instituições que fornecem o serviço de refeições nas escolas do concelho, e que contemplam os alunos do 1.º ciclo e Jardim de Infância para o ano letivo 2015/2016. Ainda na educação, foi aprovada a isenção de pagamento de passe escolar e/ou para fora da área da residência a  28 de alunos com comparticipação a 50% (ensino secundário); a  8 alunos com comparticipação a 100% (ensino secundário); e a  48 alunos a atribuição de passe para fora da área de residência (ensino básico).

Outras deliberações

Foi aprovada ainda a autorização do pagamento do terceiro trimestre (julho/agosto/setembro) de 2015 correspondente ao Contrato de Cooperação entre o Município e as Freguesias do Concelho de Barcelos. O terceiro trimestre corresponde a 25% do valor do Contrato, no montante de 1.211.857,50 €.

O protocolo de cooperação assinado com as freguesias do concelho previa uma comparticipação financeira por parte do Município de Barcelos no valor equivalente a 200% do montante previsto no Orçamento de Estado para as freguesias, no âmbito do Fundo de Financiamento das Freguesias, cujo valor global a transferir seria de 4.847.430,00€.

Aquando da aprovação do referido protocolo, foi aprovado pagamento imediato de metade do valor, sendo a outra parte paga em duas tranches, correspondentes a 25% do valor inicial.

Na reunião de 11 de setembro, o executivo aprovou também um conjunto de verbas em forma de subsídios às freguesias e associações do concelho, de cerca de 300 mil euros, destinadas a várias obras na rede viária, cemitérios, escolas e iniciativas das freguesias.

Nota: Todas as deliberações foram aprovadas por unanimidade.

Lista completa de deliberações