Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2014 Dezembro Abade de Neiva inaugurou ampliação da sede da Junta

Abade de Neiva inaugurou ampliação da sede da Junta

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, inaugurou no dia 6 de dezembro, a ampliação da sede da Junta de Freguesia de Abade de Neiva, que vai permitir melhores condições para as atividades da autarquia e para as coletividades locais.

A obra representa um investimento de cerca de 70 mil euros, dos quais 45 mil subsidiados da Câmara Municipal, e incluem a criação de um espaço multiusos para diversas atividades, como os ensaios do Rancho Folclório Nossa Senhora da Abadia, duas salas – uma delas para funcionar como sede do Rancho, duas casas de banho, espaço para guardar viaturas da autarquia e melhoria geral da sede atual e arranjo no espaço exterior em frente à sede, com regularização do piso e outros melhoramentos.

O Presidente da Câmara foi recebido com música pelo Rancho Folclórico, seguindo-se o hastear das bandeiras e o descerramento da placa que assinala a inauguração da ampliação da sede e que foi benzida pelo pároco Albino Faria.

Já no novo espaço polivalente e na presença de muita população que se quis associar ao evento, o Presidente da Junta de Freguesia, Manuel Abilheira, começou por agradecer o apoio financeiro da Câmara Municipal, sem o qual esta obra não poderia ter sido realizada. Explicou que a ampliação da sede pretende “dar melhores condições e qualidade no atendimento dos cidadãos e, ao mesmo tempo, criar condições para o desenvolvimento de atividades culturais e recretivas, promover reuniões, palestras e debates”, etc. Exemplo disso foi o protocolo que a autarquia assinou com o Rancho Folclórico, com uma atividade ininterrupta ao longo dos seus 21 anos de vida, tendo em vista a utilização de espaço para sede e para os ensaios.

A terminar a sua intervenção, Manuel Abilheira referiu-se à recente reforma administrativa das freguesias, afirmando que Abade de Neiva não foi agregada e se “afirma como uma freguesia moderna e capaz de responder às exigências dos seus cidadãos”.

O Presidente da Câmara sublinhou a importância das freguesias na relação com os cidadãos, pois “o Presidente de Junta é quem está mais próximo da população e, por isso, desempenha um papel importante na resolução dos problemas” que a todo o momento são colocados pelos cidadãos.

Miguel Costa Gomes referiu-se ao novo espaço, afirmando que o mesmo representa uma apoio importante ao desenvolvimento das atividades das associações locais e reafirmou o apoio do Município às freguesias e às instituições do concelho dentro do princípio da distribuição equitativa e rigorosa dos recursos financeiros.

Acompanhado pelo Vice Presidente da Câmara, Domingos Pereira, demais autarcas da freguesia, o Presidente da Câmara visitou os novos espaços da sede, bem como uma exposição sobre o ciclo do vinho, organizada pela Junta de Freguesia.

No final da sessão, que contou com a atuação do Rancho Folclórico, foi oferecido um lanche à população.

classificado em: