Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2013 Março Ação de sensibilização ambiental assinala Dia da Árvore e Dia da Água

Ação de sensibilização ambiental assinala Dia da Árvore e Dia da Água

O Município de Barcelos promoveu sábado, 23 de março, entre as 9h00 e as 13h00 uma ação para marcar o Dia Mundial da Árvore e o Dia da Água, no Largo da Porta Nova. Sendo já uma prática corrente a comemoração destes eventos, este ano o Município levou a cabo uma atividade conjunta de sensibilização ambiental com a Associação Amigos da Montanha, onde foram oferecidas 300 plantas aromáticas e perto de 300 árvores, entre as quais, freixos, carvalhos e medronheiros. A Associação “Amigos da Montanha” entregou cerca de 1200 pinheiros mansos, e foram ainda distribuídas cerca de duas mil velas à população, para que aderissem à Hora do Planeta.

Esta atividade inserida na Semana da Primavera Biológica aconteceu em várias cidades portuguesas em simultâneo, motivando a sociedade para a adoção de estilos de vida mais saudáveis, ecológicos e sustentáveis.

À noite, entre as 20h30 e as 21h30 o Município aderiu à "Hora do Planeta", desligando as luzes dos principais monumentos da cidade, como a Igreja do Senhor da Cruz, os Paços do Concelho e as ruínas do Paço. A Hora do Planeta juntou cerca de 250 pessoas na Avenida da Liberdade, onde criaram um logótipo com as velas fornecidas ao longo da manhã.

As velas utilizadas nesta atividade foram produzidas a partir de antigas velas e círios recolhidos nos cemitérios do concelho, através do projeto de recolha destes materiais desenvolvido pelo Município de Barcelos. Este projeto, que inclui eco pontos de recolha de círios e velas, foi implementado em 2012, tendo sido recolhidas, até ao momento, 14 toneladas de resíduos.

A Hora do Planeta é uma iniciativa da World Wild Fund (WWF) e teve início em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes durante uma hora, como forma de alertar o mundo para as mudanças climáticas.

classificado em: