Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2013 Janeiro Proteção Civil interveio em diversas ocorrências no concelho de Barcelos

Proteção Civil interveio em diversas ocorrências no concelho de Barcelos

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Barcelos registou e teve intervenção em diversas ocorrências, consequentes das condições meteorológicas registadas no período compreendido entre as 9h00 do dia 18 e as 18h00 do dia 21 de janeiro:

- Inundações / cheias: 7 (lençóis de água em estrada e saída de ribeiras do leito)

- Deslizamentos: 3

- Estruturas: 11 ocorrências em telhados, rufos, estores, mastro antena TV, poste de suporte vedação, caminho-de-ferro (circulação suspensa por existência de árvores na via)

- Quedas de árvores: 28

- Quedas de Muro: 3

- Outdoor: 3

- Corte de estrada (temporariamente) em Grimancelos para limpeza da via por deslizamento de talude; queda de muro em Panque na Estrada Nacional 103 para abate de árvores em risco

- Plataforma da Estrada Nacional 103 – Queda de árvore de grande porte produziu cratera na valeta e parte da faixa de rodagem (pedida intervenção às Estradas de Portugal)

- Energia elétrica: 3 ocorrências (rebentamento de linha e queda de árvores sobre linhas)

Moradores de três habitações na Lama, Airó e Carapeços, por sua iniciativa, entenderam não pernoitar nas mesmas. Foram alojados por familiares.

Estiveram em trabalho três máquinas retro escavadoras, três camiões com grua, 12 trabalhadores da Divisão de Conservação e do Serviço de Proteção Civil.

No terreno a acompanhar a resolução dos incidentes estiveram o vereador da Proteção Civil e adjunto, o Comandante Operacional Municipal, engenheiros civis da Divisão de Obras e Urbanismo e da Proteção Civil.

 

Dado que continua a verificar-se grande instabilidade meteorológica, o Serviço Municipal de Proteção Civil mantém os serviços em prontidão fazendo monitorização das zonas de maior contingência.

Segundo o Serviço Integrado de Operações de Proteção e Socorro, foi levantado o Estado de Alerta de nível azul, entre as 13h00 do dia 22 até às 20h00 do dia 23 de janeiro.

classificado em: