Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2013 Janeiro Câmara Municipal aprovou doação da antiga escola primária à Freguesia de Alvelos

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou por unanimidade, na sua reunião de 11 de janeiro, a doação edifício escolar Visconde de Azevedo Ferreitra, em Alvelos, à Freguesia, avaliado em cerca de 150 mil euros. Trata-se da antiga escola primária, construída no início do século XX, que, há alguns anos deixou de ter essa função pelo facto de ter sido construído um outro edifício escolar mais adequado às necessidades da freguesia. Desde então, o edifício Visconde de Azevedo Ferreira passou a acolher a sede da Junta de Freguesia e de algumas associações locais.

Devido à degradação das instalações, a Junta e as associações deixaram temporariamente o edifício para nele serem realizadas obras a protocolar entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal. Logo que estejam prontas, as sedes da autarquia e das associações regressam ao edifício Visconde de Azevedo Ferreira, para aí realizarem as suas atividades.

Desde o início do mandato, o actual executivo camarário já doou vários imóveis às Freguesias, no âmbito da descentralização administrativa através de parcerias com as Juntas, com vista a dotá-las de equipamentos próprios para as suas actividades. É o caso das antigas escolas primárias de Moure, Alvito S. Martinho, Milhazes, Pedra Furada, Abade de Neiva, Couto S. Tiago, Tregosa, Fonte Coberta, Lagoa Negra (Barqueiros), Perelhal, Faria e Carapeços. Através de contrato de comodato, o Município de Barcelos cedeu por um ano, com renovação, a antiga escola primária de S. João (Galegos Santa Maria) à Associação Galo Novo.
Entre outras doações de imóveis, destaque para a doação da moradia n.º 9 do conjunto habitacional da Malhadoura à Freguesia de Milhazes, com vista à sua alienação para financiamento das obras de alargamento do cemitério da freguesia; a doação à Freguesia de Milhazes de três parcelas de terreno, com a área total 3276 metros quadrados, integradas no domínio público, em resultado da operação de loteamento e construção de moradias no lugar da Malhadoura; a cedência à Freguesia de Arcozelo, em regime de comodato, de dois espaços situados no lugar do Souto, com uma área total de 5172 metros quadrados, com vista à requalificação para uso público.