Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2012 Julho Ação de sensibilização contra incêndios

Ação de sensibilização contra incêndios

A Câmara Municipal de Barcelos, no âmbito da Proteção Civil, voltou a realizar no mês de junho, ações de sensibilização contra a incêndios, dirigidas à população escolar. Desta vez, a equipa liderada pelo Vereador do Pelouro da Proteção Civil e Defesa da Floresta da Camara Municipal de Barcelos, acompanhado pelo Engenheiro Florestal e Comandante Operacional Municipal, deslocaram-se aos agrupamentos escolares Gonçalo Pereira e Manhente para sensibilizar as direções, professores, auviliares de educação e alunos sobre os incêndios florestais.

Esta ação teve ainda o acompanhamento de elementos da PSP e da GNR, no âmbito do programa Escola Segura, e dos Bombeiros Voluntários de Barcelos

Nos estabelecimentos de ensino visitados (EB1 de Manhente, EB1 de Galegos Santa Maria, EB1 de Galegos de S. Martinho e EB1 de Oliveira), foram distribuídos desdobráveis com ilustrações e textos que informam os comportamentos a ter dentro ou nas proximidades dos espaços florestais.

Foi chamada a atenção para o uso indevido dos números de emergência. Por ser gratuíto é, muitas vezes, usado para brincar.

Os agentes da PSP e os soldados da GNR, falaram sobre as leis e as consequências penalizadoras para quem fizer fogo em locais proibidos, principalmente durante o período crítico, e também de questões relacionadas com a segurança individual, por exemplo, quando os alunos são abordados por pessoas que não conhecem.

Foi suscitado o debate, que se mostrou proveitoso e permitiu pormenorizar algumas situações, sobretudo aos mais novos.