Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2011 Novembro Presidente da Câmara lança primeira pedra das obras de remodelação da sede dos Amigos da Montanha

Presidente da Câmara lança primeira pedra das obras de remodelação da sede dos Amigos da Montanha

A Associação Amigos da Montanha marcou no dia 19 de Novembro mais um grande momento da sua história: o lançamento da primeira pedra das obras de remodelação da sua sede, um edifício adquirido em 2008 e localizado na Rua Custódio Vilas Boas, em Barcelinhos.

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, acompanhado pelos membros dos órgãos sociais da Associação e pelo vereador do Pelouro do Desporto, José Carlos Brito, colocou uma mensagem para a posteridade num compartimento feito nos alicerces da obra, onde se dá conta dos principais marcos da vida da colectividade e do espírito de aventura e dedicação que sempre a caracterizaram.

E foi esse espírito que o Presidente da Câmara referiu na cerimónia que simboliza o lançamento da primeira pedra. “Os Amigos da Montanha tiveram a ousadia e a coragem de lançar esta obra como esta nos tempos que correm”, mas a Associação tem “pessoas capazes e um projecto delineado com rigor e com os pés assentes no chão”, disse Miguel Costa Gomes. Por tudo isto e pelo trabalho desenvolvido, os Amigos da Montanha “devem ser apoiados”. Há muito que a actividade da Associação “extravasou os limites da freguesia de Barcelinhos” e é agora uma mais-valia para todo o concelho de Barcelos.

Américo Alves, Presidente da Direcção da Associação, afirmou que a obra que obra que têm pela frente “é mais um cume, mais uma montanha a subir” na vida da colectividade, reafirmando a maturação do projecto e o realismo com que sempre foi encarado pela direcção. Américo Alves conta inaugurar a nova sede dentro de “um ano, um ano e meio”, esperando que a mesma venha a ser “um motivo para que os Amigos da Montanha perdurem no tempo”.

Presente na cerimónia, o Presidente da Junta de Freguesia, José Peixoto, elogiou o trabalho da Associação, que tem levado o nome de Barcelinhos para todo o país e para todo mundo. “Quero dar os parabéns aos Amigos da Montanha por esta obra que agora se inicia e pelo seu trabalho associativo”.

 

A obra, orçada em cerca de 250 mil euros, implica uma total remodelação de um edifício antigo e o aproveitamento do logradouro para a instalação dos diversos serviços. Vai ter uma parede de escalada, auditório, escritórios e espaços para a direcção e serviços administrativos, salas de formação e exposições, entre outras áreas, como um albergue para peregrinos.

 

Texto colocado na primeira pedra

Um projecto para o futuro

Há ideias que carregam empenho e dedicação, motivação e até emoção, que transportam um tão grande acreditar… ideias que só assim poderiam deixar de o ser para se tornarem conquistas.

O caminho dos Amigos da Montanha tem sido feito de conquistas, de trabalhar ideias, de esboçar projectos, e, essencialmente, do acreditar na força do nosso trabalho. Um caminho trilhado com passos firmes e seguros, um caminho envolto em dedicação, empenho e orgulho, um caminho que todos conhecem, porque é de todos.

Há ideias que se concretizam e nos permitem continuar a sonhar. Em 2007, nasceu a ideia da construção de uma sede própria, uma ideia interiorizada como símbolo do futuro. Em 2008, parte desta ideia começava a delinear formas com a aquisição do edifício. Em 2010, criaram-se os projectos de reconstrução e remodelação e em 2011, começam os alicerces para o futuro. Passo a passo, veremos crescer uma obra que é de todos, pois só assim faz sentido.

Um espaço activo, um espaço de convívio, um espaço dos Amigos da Montanha para a comunidade, são estes os valores cimentados em cada área, em cada momento que fará erguer este projecto. Um projecto idealizado para conceder ao edifício movimento, dinamismo… futuro. Um caminho para que a Associação perdure no tempo.

 

Lançamento da Primeira Pedra da Sede e do Albergue dos Amigos da Montanha – Associação de Montanhismo de Barcelinhos, com a presença do Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Jorge da Costa Gomes.

 

Barcelinhos, 19 de Novembro de 2011

 

(Assinado por todos os membros dos corpos sociais)