Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2011 Novembro Câmara Municipal doa escola primária à freguesia de Faria

Câmara Municipal doa escola primária à freguesia de Faria

A antiga escola primária de Faria vai passar para as mãos da freguesia. Por unanimidade, o executivo municipal deliberou, na reunião de 18 de Novembro, aprovar a doação do edifício à autarquia, para que esta possa continuar a realizar actos de interesse público, mas agora na posse das instalações.

O edifício está situado no Largo da Nossa Senhora da Assunção, junto à igreja paroquial, e nele foi instalada a escola primária por volta de 1930. No início da década de sessenta, a escola passou para um novo edifício mais moderno e com duas salas, que foi desactivado há um ano.

A antiga escola, que tem apenas uma sala de aula, acolhe há alguns anos a sede da Junta de Freguesia e o Jardim-de-Infância. Com a doação, a autarquia pretende instalar deste edifício apenas a sua sede, transferindo para a escola primária mais nova a valência do Jardim-de-Infância.

O imóvel doado tem uma área total de 565 metros quadrados.

Este é já o décimo edifício escolar que o actual executivo camarário doa às Juntas de Freguesia para que estas melhor possam decidir sobre os serviços públicos que ali devem funcionar. Já foram doadas as antigas escolas primárias de Moure, Alvito S. Martinho, Milhazes, Pedra Furada, Abade de Neiva, Couto S. Tiago, Tregosa, Fonte Coberta e Lagoa Negra (Barqueiros). Em regime de contrato de comodato foi cedida à Associação Galo Novo a antiga escola primária de S. João, em Galegos Santa Maria.

Estas medidas concretizam os propósitos políticos da Câmara Municipal de conferir descentralização na administração, de dotar as freguesias com equipamentos próprios para as suas realizações e estabelecer parcerias activas com as Juntas e as comunidades locais.