Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2011 Novembro Câmara aprova protocolo para implementação de projecto-piloto de Mediadores Municipais

A Câmara Municipal ratificou, na reunião do dia 18 de Novembro, o protocolo de cooperação com o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, IP, e o Centro Social, Cultural e Recreativa Abel Varzim, de Cristelo, que tem como objectivo o incentivo de iniciativas da sociedade civil que promovam o acesso das comunidades ciganas a serviços e equipamentos locais e a comunicação entre a comunidade cigana e a comunidade envolvente, com vista à promoção do diálogo intercultural e a prevenção e gestão de conflitos.

A candidatura do projecto-piloto para Mediadores Municipais foi apresentada em Junho passado, numa parceria que envolveu o Município de Barcelos (entidade interlocutora) e o Centro Social Abel Varzim (entidade gestora). Em finais de Agosto, o Alto Comissariado aprovou o projecto que tem um ano de vigência, renovável.

Com a assinatura do protocolo em 30 de Setembro, o Mediador iniciou a sua actividade no dia 1 de Outubro.

O Centro Social, sob coordenação do Alto Comissariado, coloca o Mediador, que foi previamente sujeito a formação, nos serviços indicados pelo Município e dentro de projectos promovidos pelo Alto Comissariado. Este assegura o financiamento do projecto em 75% e a Câmara Municipal 25%. O Município tem ainda de assegurar um plano de intervenção do Mediador e acompanhar a sua actividade.

Tal como está previsto no protocolo, o Mediador é membro da comunidade cigana e tem como função ajudar os utentes ou aquelas comunidades na sua relação com a sociedade.