Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2011 Janeiro Presidente do Município de Barcelos e Secretário de Estado inauguraram requalificação da Escola Secundária Alcaides Faria

Presidente do Município de Barcelos e Secretário de Estado inauguraram requalificação da Escola Secundária Alcaides Faria

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto inauguraram as obras de requalificação da Escola Secundária Alcaides Faria, em Barcelos, no último sábado, dia 29 de Janeiro. O investimento rondou os 12 milhões de euros.

A escola está agora mais funcional, mais moderna, com tecnologia de ponta e dotada de todas as condições de um espaço escolar dos tempos modernos integrado no espaço europeu. Para o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, esta é uma obra que marca o trabalho que está a ser feito em Barcelos, uma «aposta clara na educação», como disse na cerimónia inaugural. Para o líder do Executivo Municipal, a reestruturação das escolas secundárias levada a cabo pelo Governo deve merecer o «total apoio» de todos os cidadãos, que cada vez mais se podem orgulhar da rede de escolas públicas em Portugal. No dia de inauguração das obras de requalificação da Escola Secundária Alcaides Faria, Miguel Costa Gomes congratulou-se com o início da intervenção de modernização da Escola Secundária de Barcelos e com o agendamento de obras na Escola Secundária de Barcelinhos.

Com a construção de novos centros escolares espalhados por várias zonas do concelho de Barcelos e a remodelação das escolas secundárias, o Município de Barcelos terá, a curto prazo, um parque escolar adequado às exigências dos tempos modernos, o que muito satisfaz Miguel Costa Gomes. «Só desta forma é que conseguiremos ser um concelho desenvolvido, apostando na educação e na melhoria de condições para os nossos estudantes, desde o ensino pré-escolar até à universidade», disse o autarca.

O representante do Governo, Laurentino Dias, recordou a escola de outros tempos e comparou-a com as escolas que Portugal está a ter agora. «Esta é uma oportunidade única para os nossos estudantes, no nosso tempo não tínhamos as condições que hoje são disponibilizadas, por isso, só podemos estar optimistas quanto ao futuro», frisava o secretário de Estado da Juventude e do Desporto na cerimónia inaugural.

 

A nova Escola Secundária Alcaides Faria

 

Foram remodelados 5.800 metros quadrados de área escolar, são cerca de 7.300 metros quadrados de construção nova, o espaço desportivo foi ampliado e agora tem mais de 1.000 metros quadrados de área coberta e foi arranjado o espaço exterior de cerca de 18 metros quadrados, segundo dados apresentados pela Parque Escolar, empresa responsável pelo programa de modernização da rede de escolas secundárias públicas em todo o país, tutelada pelo Governo.

Aos 1.700 alunos desta escola é agora possível circularem em todos os espaços sem estarem sujeitos às condições atmosféricas, os blocos estão interligados entre si, são climatizados e estão agora mais funcionais. Houve, assim, a construção de um novo edifício onde funcionam as salas de TIC (tecnologia de informação e computação), salas de desenho, laboratórios, biblioteca, áreas sociais, sala polivalente e espaços para abertura da escola à comunidade. Houve ainda a remodelação dos edifícios existentes, garantindo a satisfação das actuais exigências de conforto, segurança e acessibilidade. Foi ainda requalificado o gimnodesportivo existente e construído um ginásio incluindo instalações desportivas de apoio (balneários, vestiários e outras infra-estruturas de apoio). Foram também remodelados os espaços exteriores da escola, nomeadamente zonas de lazer e desportivas.

«Já não reconheço a minha escola, agora sim, tem todas as condições», ouvia-se um conjunto de antigos estudantes da Alcaides de Faria, aquando da visita inaugural à escola remodelada.

A Escola Secundária Alcaides Faria tem ao dispor programas educativos ao nível do terceiro ciclo do Ensino Básico, Ensino Secundário de Cursos Científico e Humanísticos, Ensino Secundário de Cursos Profissionais, Cursos de Educação e Formação de Jovens, Cursos de Educação e Formação de Adultos e um Centro de Novas Oportunidades.

classificado em: ,