Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2011 Dezembro Barcelos recebe pela primeira vez Campeonato de Portugal Absoluto de Pentatlo Moderno

O Município de Barcelos vai receber, pela primeira vez, o Campeonato de Portugal Absoluto masculino e feminino de pentatlo moderno.

A competição, organizada pela Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno e pela Associação do PentatloNorte de Pentatlo Moderno, em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos, disputa-se dias 17 e 18 de Dezembro e vai juntar os melhores atletas nacionais da modalidade e ainda o campeão de Espanha. No total, vão participar no Campeonato de Portugal e no torneio internacional de escalões jovens masculinos e femininos 96 pentatlistas.

Quem também vai marcar presença na mais importante prova do calendário nacional é o número um do “ranking” Ricardo Rego. A “jogar em casa” – é natural de Barcelos – e ainda à procura de “carimbar o passaporte” para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, o atleta do Clube de Natação Interior Norte (CNIM) é o principal favorito à conquista do título de campeão absoluto de 2011.

Paralelamente ao Campeonato de Portugal Absoluto, será também realizado um torneio internacional masculino e feminino organizado pela Associação do Norte de Pentatlo Moderno e pela Câmara de Barcelos, no qual participarão uma selecção da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, com dois dos melhores atletas nacionais Youth-F e Youth-B, uma equipa representativa da Associação do Norte e ainda uma selecção da Federação Galega de Triatlo.

No Campeonato de Portugal, estão inscritos 24 atletas masculinos e 12 femininos, enquanto no torneio internacional competem 30 masculinos e outros tantos femininos. No total, são quase 100 os pentatlistas envolvidos nas duas competições realizadas em Barcelos.

O Campeonato de Portugal Absoluto inicia-se sábado, dia 17, pelas 14h30, com a prova de hipismo, no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, em Areias de Vilar. A partir das 17h00, no Pavilhão Municipal de Barcelos, decorrerá a prova de esgrima.

No dia seguinte, domingo, às 9h00, disputam-se as provas de natação, nas piscinas municipais de Barcelos; às 11h00 e às 12h45, realizam-se as provas de combinado (tiro e atletismo) no Parque da Cidade e no Pavilhão Municipal. A cerimónia protocolar de entrega de prémios aos Absolutos realiza-se às 12h30; a entrega dos prémios aos escalões jovens decorrerá às 14h00.

Mais informações podem ser consultadas em www.cm-barcelos.pt e www.fppm.pt.