Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2011 Dezembro Barcelos recebe pela primeira vez Campeonato de Portugal Absoluto de Pentatlo Moderno

Barcelos recebe pela primeira vez Campeonato de Portugal Absoluto de Pentatlo Moderno

O Município de Barcelos vai receber, pela primeira vez, o Campeonato de Portugal Absoluto masculino e feminino de pentatlo moderno.

A competição, organizada pela Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno e pela Associação do PentatloNorte de Pentatlo Moderno, em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos, disputa-se dias 17 e 18 de Dezembro e vai juntar os melhores atletas nacionais da modalidade e ainda o campeão de Espanha. No total, vão participar no Campeonato de Portugal e no torneio internacional de escalões jovens masculinos e femininos 96 pentatlistas.

Quem também vai marcar presença na mais importante prova do calendário nacional é o número um do “ranking” Ricardo Rego. A “jogar em casa” – é natural de Barcelos – e ainda à procura de “carimbar o passaporte” para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, o atleta do Clube de Natação Interior Norte (CNIM) é o principal favorito à conquista do título de campeão absoluto de 2011.

Paralelamente ao Campeonato de Portugal Absoluto, será também realizado um torneio internacional masculino e feminino organizado pela Associação do Norte de Pentatlo Moderno e pela Câmara de Barcelos, no qual participarão uma selecção da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, com dois dos melhores atletas nacionais Youth-F e Youth-B, uma equipa representativa da Associação do Norte e ainda uma selecção da Federação Galega de Triatlo.

No Campeonato de Portugal, estão inscritos 24 atletas masculinos e 12 femininos, enquanto no torneio internacional competem 30 masculinos e outros tantos femininos. No total, são quase 100 os pentatlistas envolvidos nas duas competições realizadas em Barcelos.

O Campeonato de Portugal Absoluto inicia-se sábado, dia 17, pelas 14h30, com a prova de hipismo, no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, em Areias de Vilar. A partir das 17h00, no Pavilhão Municipal de Barcelos, decorrerá a prova de esgrima.

No dia seguinte, domingo, às 9h00, disputam-se as provas de natação, nas piscinas municipais de Barcelos; às 11h00 e às 12h45, realizam-se as provas de combinado (tiro e atletismo) no Parque da Cidade e no Pavilhão Municipal. A cerimónia protocolar de entrega de prémios aos Absolutos realiza-se às 12h30; a entrega dos prémios aos escalões jovens decorrerá às 14h00.

Mais informações podem ser consultadas em www.cm-barcelos.pt e www.fppm.pt.