Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2010 Dezembro Mais de 5.500 crianças do 1º Ciclo de Barcelos iniciam ano escolar com livros gratuitos

Mais de 5.500 crianças do 1º Ciclo de Barcelos iniciam ano escolar com livros gratuitos

O ano lectivo em Barcelos começou com a vida mais facilitada para os pais e encarregados de educação de 5.425 alunos do primeiro ciclo, com a oferta da autarquia dos manuais escolares.

Para assinalar o arranque deste ano escolar, o Presidente do Município de Barcelos, Miguel Costa Gomes, deslocou-se à Escola EB1 de Vila Boa, onde verificou a satisfação das famílias que não terão que despender parte do orçamento com os livros dos filhos em idade escolar. «Ainda há pouco uma professora me revelava que há uma família que tem cinco filhos a estudar, por isso, esta medida faz todo o sentido, abrangendo todas as famílias com filhos em idade escolar», disse o líder do Executivo, Miguel Costa Gomes.

A oferta dos manuais escolares estendeu-se a todas as crianças, sem excepção, o que confere, desta forma, o cumprimento de um dos mais simbólicos compromissos eleitorais deste Executivo. A oferta dos livros escolares aos restantes níveis de ensino obrigatório irá acontecer de forma gradual e faseada.

O líder do Município revelou que mais de 65 por cento dos manuais escolares do ano lectivo que agora começa já foram pagos pelo Município, num investimento global que irá atingir os 140 mil euros. O pagamento é efectuado às famílias num prazo máximo de 15 dias após a apresentação das respectivas facturas dos manuais nos serviços da Câmara Municipal. Miguel Costa Gomes voltou a frisar que a educação «é uma das grandes prioridades deste Executivo Municipal», por isso, a gratuitidade dos manuais escolares a todos os níveis de ensino obrigatório e a construção dos centros escolares são objectivos prementes da Autarquia de Barcelos.

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou esta medida de gratuitidade na reunião de Executivo do último dia 30 de Julho, atestando assim uma das prioridades desta Autarquia em matéria de educação.

Na visita à escola de Vila Boa, o presidente do Município fez-se acompanhar pela Vereadora da Educação, Armandina Saleiro, pelo presidente do Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes, pela coordenadora da Escola de Vila Boa e pelo presidente da Junta de Freguesia de Vila Boa, Manuel Simões.

A Escola de Vila Boa tem em funcionamento duas salas de Jardim-de-Infância e sete de 1º Ciclo do Ensino Básico, além de uma Unidade de Apoio a Alunos Surdos (UAAS). É um dos edifícios escolares do concelho de Barcelos que será adaptado para o modelo de centro escolar.

classificado em: ,