Você está aqui: Entrada Notícias Acção Social, Qualidade de Vida e Saúde Pública

Acção Social, Qualidade de Vida e Saúde Pública

Mediador Municipal de Barcelos ganha prémio de mediador do ano

2015-01-28

Miguel Monteiro, que exerce desde 2011 um trabalho de mediação nas comunidades ciganas de Barcelos, foi eleito “Mediador do Ano”, numa cerimónia que decorreu em Torres Vedras, e contou com a presença da vereadora do pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro e do Alto Comissário para a Migrações, Pedro Calado.

Barcelos comemora Dia Internacional do Voluntariado

2014-12-02

Barcelos vai comemorar o Dia Internacional do Voluntariado com um conjunto de atividades promovidas pela Rede Social e organizadas pelo Grupo Temático do Voluntariado nos dias 6, 11 e 17 de dezembro. No sábado, 6 de dezembro, as atividades concentram-se no Largo da Porta Nova, a partir das 10h30, com o Flashmob do Voluntariado. Trata-se de uma ação de sensibilização para a prática do voluntariado que terá a participação de várias instituições de caráter cultural, social e educacional da Rede Social de Barcelos, estimando-se a presença de várias centenas de pessoas.

Caminhada assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

2014-12-02

O Grupo Operativo da Deficiência da Rede Social de Barcelos promove amanhã, quarta feira, 3 de dezembro, pelas 10h00, a VI Caminhada “No Mesmo Pé de Igualdade”, assinalando desse modo o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Santa Casa da Misericórdia de Barcelos inaugurou Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António

2014-11-17

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) inaugurou no dia 15 de novembro a Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António, concretizando, assim, um projeto iniciado em 2008 e que vem melhorar os serviços prestados na área das doenças crónicas e incapacitantes.

Câmara Municipal de Barcelos e Universidade do Minho promovem palestras sobre envelhecimento e doenças degenerativas

2014-10-13

O Instituto de Ciências da Vida e Saúde e a Escola de Ciências da Saúde, da Universidade do Minho (UM), em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos, estão a realizar sessões públicas sobre envelhecimento e doenças neurodegenerativas, uma iniciativa no âmbito do protocolo aprovado pelo executivo municipal em de julho deste ano, tendo em vista promoção das ciências da saúde junto dos mais jovens e a sua participação em atividades de investigação

A Barcelos Sénior “é uma aposta ganha”

2014-10-06

A Barcelos Sénior abriu o novo ano letivo com um crescimento exponencial em número de alunos, disciplinas e professores, confirmando as perspetivas de sucesso que se anteviam em 2012, ano da criação da Barcelos Sénior (BS) – Associação Educacional, Cultural, Social e Recreativa de Formação Permanente.

Sarau sénior do Dia Internacional do Idoso juntou centenas de pessoas

2014-10-02

Idosos de várias instituições do concelho de Barcelos participaram no dia 1 de outubro, no Centro Paroquial de Galegos Santa Maria, no Sarau Sénior, iniciativa promovida pela Associação Galo Novo (Galegos Santa Maria), Associação Perelhal Solidário, Casa do Povo de Alvito S. Pedro e Espaço Sénior da Junta de Freguesia de Carapeços, para comemorar o Dia Internacional do Idoso.

Barcelos integra I Congresso Intermunicipal sobre Proteção de Crianças e Jovens

2014-10-02

As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens de Barcelos, Esposende e Vila Nova de Famalicão organizam nos dias 2 e 3 de outubro, em Ofir, Fão, o I Congresso Intermunicipal sobre Proteção de Crianças e Jovens, que tem como principal objetivo a articulação e a concertação de conhecimentos e práticas no domínio da promoção dos direitos e da proteção de crianças e jovens.

Programa “Haja Ânimo” está de regresso

2014-09-23

O curso prático contra o desânimo, o ruído, o medo e a solidão denominado “Haja Ânimo”, que o Pelouro da Educação e Bibliotecas levou a efeito até junho deste ano, vai prosseguir na época de outono e inverno, na Biblioteca Municipal de Barcelos.

Crianças da comunidade cigana de Barqueiros com ocupação de tempos não letivos

2014-07-23

A Câmara Municipal de Barcelos, a Junta de Freguesia de Barqueiros e a Associação de Pais e Encarregados de Educação de Barqueiros assinaram um protocolo de colaboração tem em vista a ocupação, em tempo não letivo, de crianças e jovens de etnia cigana, residentes naquela freguesia.

Câmara Municipal apoia utentes da APACI nas ocupação de tempos não letivos

2014-07-22

A Câmara Municipal de Barcelos, a Associação de Pais e Amigos de Crianças Inadaptadas (APACI) e a União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (S. Martinho e S. Pedro) subscreveram um protocolo de colaboração com vista a definir as formas de prestação de um serviço de apoio social às famílias das crianças e jovens dos seis aos 18 anos com necessidades educativas especiais para os períodos não letivos, como forma de garantir uma melhor conciliação da vida ativa e profissional familiar com a ocupação destas crianças e jovens, contribuindo, em simultâneo, para o respetivo processo educativo e formativo.

Programa de ocupação de tempos não letivos de crianças ciganas ajuda os pais a frequentarem cursos de alfabetização

2014-06-24

A Câmara Municipal de Barcelos vai apoiar os pais da comunidade cigana de Barqueiros que frequentam o curso de alfabetização na antiga Escola de Lagoa Negra, dinamizado pelo Instituto de Emprego, com um programa de ocupação de tempos livres das crianças daquela comunidade, durante o período não letivo.

Associação Mundos de Vida agradece apoio do Município de Barcelos

2014-06-13

A Associação Mundos de Vida agradeceu ao Município de Barcelos o apoio prestado pela autarquia à maior Caminhada do Pijama do Mundo, um evento promovido por aquela associação, que decorreu em simultâneo em diversos concelhos, no passado dia 1 de junho.

Caminhada do Pijama juntou mais de 1800 pessoas em Barcelos

2014-06-02

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, deu a partida para a maior Caminhada do Pijama do Mundo, um evento promovido pela associação Mundos de Vida e que se realizou no domingo, 1 de junho, Dia Mundial da Criança, nas ruas da cidade.

Maior Caminhada do Pijama do Mundo em Barcelos

2014-05-28

A Maior Caminhada do Pijama do Mundo foi apresentada no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, e contou com a presença da vereadora do pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro. Uma caminhada que visa sensibilizar para a necessidade das crianças terem uma família de acolhimento.

Município de Barcelos e Centro Social da Paróquia de Arcozelo assinam protocolo para apoiar famílias com crianças e jovens em risco

2014-05-19

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e o Presidente da Direção do Centro Social da Paróquia de Arcozelo (CSPA), Padre Marco Gil, assinaram o protocolo de colaboração com vista à implementação e execução do programa Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), um serviço de apoio especializado às famílias com crianças e jovens, vocacionado para a reparação de situações de risco psicossocial mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias.

Rede Social debate capacidade das instituições barcelenses

2014-04-08

A Rede Social de Barcelos promove amanhã, quarta feira, 9 de abril, no Auditório da Câmara Municipal, um fórum intitulado “Caminhos para a Sustentabilidade – Coesão Social e Capacitação Institucional” destinado a discutir a capacidade das instituições concelhias ao nível das respostas sociais.

Debate sobre voluntariado no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Barcelos

2014-03-21

A Associação dos Voluntários do Hospital de Santa Maria Maior de Barcelos promoveu, no dia 21 de março, o I Encontro da Associação de Voluntários no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Barcelos.

Centro Social da Silva dá posse aos novos órgãos

2014-02-17

Tomaram posse os novos órgãos sociais do Centro Social de Cultura e Recreio da Silva (CSCRS) para o mandato 2014 a 2016, numa sessão pública que decorreu no sábado, 15 de fevereiro, no Edifício Casa de S. Julião, e que contou com a presença da vereadora do Pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, e de muitos sócios e amigos da instituição.

Primeira reunião sobre insucessos em implantologia ultrapassou expectativas

2014-02-17

A primeira reunião sobre insucessos em implantologia, que ser realizou no dia 15 de fevereiro, no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos, “excedeu em muito as expectativas”, contando com mais de duas centenas de profissionais nesta iniciativa inédita.