Você está aqui: Entrada Notícias Acção Social, Qualidade de Vida e Saúde Pública

Acção Social, Qualidade de Vida e Saúde Pública

Barcelos comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos

2015-12-09

O Município de Barcelos e a Rede de Bibliotecas Escolares vão assinalar, mais uma vez, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, com uma série de iniciativas, a realizar até 11 de dezembro.

Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Campo tem novas instalações

2015-12-07

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, inaugurou no sábado, 5 de dezembro, as novas instalações da Unidade de Socorro da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Campo. Presentes na cerimónia estiveram os vereadores Domingos Pereira e Elisa Braga.

Barcelos comemora Dia Internacional do Voluntariado

2015-12-04

Barcelos vai comemorar o Dia Internacional do Voluntariado, no dia 5 de dezembro, na Casa de Saúde S. José, em Areias de Vilar, onde terá lugar um concurso de vídeo e foto, no âmbito da atividade do voluntariado no concelho de Barcelos.

Barcelos associa-se a movimento contra a pena de morte e comemora os Direitos Humanos

2015-11-27

Barcelos, como Cidade Educadora, associa-se ao movimento “Cidades pela Vida - Cidades Contra a Pena de Morte” pelo terceiro ano consecutivo, que decorre, anualmente, a 30 de novembro, iluminando, nesse dia, o edifício da Câmara Municipal, pelas 18h00.

II Seminário "Acolhimento Residencial e Saúde Mental”

2015-11-25

O II Seminário “Acolhimento Residencial e Saúde Mental” teve lugar no dia 20 de novembro, no Auditório dos Paços do Concelho, e teve como objetivo refletir em torno da importância das medidas de acolhimento na proteção das crianças e jovens, do impacto das medidas de acolhimento residencial no desenvolvimento psicológico e na saúde mental das crianças e jovens e suas famílias, e em torno das características facilitadoras quer dos sistemas quer dos próprios cuidadores.

ROMED II em Barcelos

2015-11-25

Os dias 18 e 19 de novembro foram dedicados à Cultura Cigana. Primeiro, através de uma exposição subordinada ao tema “Um ano de ROMED II em Portugal” no Campus do IPCA, que contou com a presença da vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, do Presidente do IPCA, João Carvalho, entre outros.

Município de Barcelos promove programa de prevenção de Comportamentos de Risco

2015-11-13

A Câmara Municipal de Barcelos, através do Pelouro da Juventude, realiza, de 17 de novembro a 2 de dezembro, um programa sobre comportamentos de risco, no âmbito do projeto “Agarra-te à Vida”, com diversas atividades que pretendem sensibilizar os jovens e a população em geral para a prevenção das toxicodependências e para a educação sexual e assinalar o Dia Mundial do Não Fumador e o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA.

II Seminário “Acolhimento Residencial e Saúde Mental”

2015-11-13

O Auditório dos Paços do Concelho recebe, no dia 20 de novembro, o II Seminário “Acolhimento Residencial e Saúde Mental”, organizado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em risco (CPCJ) de Barcelos e pela APAC (Associação de Pais e Amigos de Crianças) e apoiado pela Câmara Municipal.

Barcelos recebeu Congresso Internacional de Animadores Socioculturais

2015-11-10

O Auditório dos Paços do Concelho foi palco, ao longo dos dias 6, 7 e 8 de novembro, do Congresso Internacional “O Animador Sociocultural no Século XXI – perfil, funções, âmbitos, metodologias, modelos de formação e projetos de intervenção", que reuniu cerca de 40 conferencistas, provenientes de Portugal, Espanha, Brasil e Itália e contou com cerca de 220 participantes.

ASAE celebra 10º aniversário com Conferência “Doação de Bens Apreendidos”

2015-10-12

Realizou-se hoje, 12 de outubro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, a Conferência “Doação de Bens Apreendidos” apresentada pela ASAE, no âmbito das comemorações do seu 10º aniversário. A sessão abriu com a intervenção da vereadora da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro.

Barcelos entra na Onda e junta-se à Campanha nacional “Onda Rosa”

2015-10-08

A Câmara Municipal de Barcelos, através do pelouro da Ação Social, associa-se à “Onda Rosa”, inserida na Campanha de Luta Contra o Cancro da Mama, da Liga Portuguesa contra o Cancro.

Centro de Atividades Ocupacionais Anibal Araújo inaugurado em S. Veríssimo

2015-06-29

O Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, inaugurou sábado, dia 27 de junho, em Tamel S. Veríssimo, o novo Centro de Atividades Aníbal Araújo. A nova valência social da Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas, APACI, contou com a presença da Vereadora do pelouro de Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro.

I Encontro de Equitação Terapêutica da Região Norte

2015-05-11

Realizou-se no passado sábado, 9 de maio, o I Encontro de Equitação Terapêutica da Região Norte, promovido pelo Centro Hípico Ir. Pedro Coelho, em articulação com diversos centros hípicos, instituições de Saúde e do Ensino Superior, com o objetivo de implementar um encontro anual na área da Terapia Assistida por Cavalos e também suportar e divulgar esta terapia, como método de intervenção em crianças, jovens e adultos.

Câmara Municipal de Barcelos aprova apoios a nível social, cultural e desportivo

2015-04-24

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, em reunião ordinária do executivo, realizada no dia 24 de abril, a renovação do Acordo de Colaboração entre o Município e o Centro Social de Arcozelo para a concretização do projeto Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP).

Assinatura de Protocolo “Barcelos Sénior”, em Durrães

2015-04-10

A “Barcelos Sénior “ assina um protocolo de colaboração com a União de freguesias de Durrães e Tregosa e a Casa do Povo de Durrães, terça-feira, 14 de abril, às 20h, nas instalações da Casa do Povo de Durrães.

Câmara Municipal e Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado assinam protocolo de cooperação

2015-02-13

A Câmara Municipal de Barcelos assinou um protocolo de cooperação com o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado. O Município de Barcelos, em parceria com o Banco Local de Voluntariado de Barcelos e o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, promoveu ainda uma Formação Geral para Voluntários, nos dias 30 e 31 de janeiro, tendo como formadora a Conselheira e Coordenadora Técnica do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, Maria Elisa Borges.

Mediador Municipal de Barcelos ganha prémio de mediador do ano

2015-01-28

Miguel Monteiro, que exerce desde 2011 um trabalho de mediação nas comunidades ciganas de Barcelos, foi eleito “Mediador do Ano”, numa cerimónia que decorreu em Torres Vedras, e contou com a presença da vereadora do pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro e do Alto Comissário para a Migrações, Pedro Calado.

Barcelos comemora Dia Internacional do Voluntariado

2014-12-02

Barcelos vai comemorar o Dia Internacional do Voluntariado com um conjunto de atividades promovidas pela Rede Social e organizadas pelo Grupo Temático do Voluntariado nos dias 6, 11 e 17 de dezembro. No sábado, 6 de dezembro, as atividades concentram-se no Largo da Porta Nova, a partir das 10h30, com o Flashmob do Voluntariado. Trata-se de uma ação de sensibilização para a prática do voluntariado que terá a participação de várias instituições de caráter cultural, social e educacional da Rede Social de Barcelos, estimando-se a presença de várias centenas de pessoas.

Caminhada assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

2014-12-02

O Grupo Operativo da Deficiência da Rede Social de Barcelos promove amanhã, quarta feira, 3 de dezembro, pelas 10h00, a VI Caminhada “No Mesmo Pé de Igualdade”, assinalando desse modo o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Santa Casa da Misericórdia de Barcelos inaugurou Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António

2014-11-17

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) inaugurou no dia 15 de novembro a Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António, concretizando, assim, um projeto iniciado em 2008 e que vem melhorar os serviços prestados na área das doenças crónicas e incapacitantes.