Você está aqui: Entrada Notícias Acção Social, Qualidade de Vida e Saúde Pública

Acção Social, Qualidade de Vida e Saúde Pública

Município de Barcelos comemora o Dia do Idoso

2017-10-06

Muitos foram os seniores presentes na celebração do Dia do Idoso, que se comemorou na passada quarta-feira, na Quinta da Poça, em Gamil, numa iniciativa da Rede Social - Grupo Operativo da Pessoa Idosa, que está contemplada no Plano de Desenvolvimento Social do Município (2016/2020).

BARCELOS VAI SER PALCO DO I FESTIVAL DE SOPA

2017-09-05

Pela primeira vez, a Câmara Municipal de Barcelos vai dar a conhecer, no próximo sábado, dia 9 de setembro, as melhores sopas da região no “I Festival de Sopa”.

Município de Barcelos acolhe o Roteiro “Cidadania em Portugal”

2017-06-14

O Município de Barcelos aderiu ao Roteiro Cidadania em Portugal, uma iniciativa que decorre, no próximo dia 16 de junho, com duas sessões sobre Estratégias de territorialização de políticas públicas ao nível das temáticas “Igualdade e combate da Violência Doméstica”. A primeira tem lugar às 09h30, na Escola EB1/JI Ferreiros, e a segunda, às 15h30, na EB 2/3 Gonçalo Nunes.

Café Memória no 3º fim de semana de maio

2017-05-08

No mês de maio, o Café Memória realiza-se excecionalmente no 3º fim de semana, devido às comemorações do centenário das Aparições de Fátima no dia 13. As sessões decorrem, normalmente, nos segundos sábados de cada mês, das 10h às 12h, no Café da Praça, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia, no entanto este mês a iniciativa terá lugar no dia 20 de maio, às 10h00, subordinado à temática «Atividade física e Desporto: Boccia e ginástica adaptada» com Raquel Martins e Hugo Gomes da CSSJD Barcelos e o Prof. Luís (Barcelos Saudável).

Assinado Protocolo para combater a violência doméstica e de género

2017-04-24

Foi assinado, na passada sexta-feira, dia 21 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de colaboração entre várias instituições concelhias com o mesmo objetivo: combater a violência doméstica e de género.

Questões Jurídicas no Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em debate

2017-04-05

No âmbito da implementação do Projeto Tecer a Prevenção, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barcelos, em colaboração com o Município de Barcelos, levou a cabo, no dia 3 de abril, uma ação de formação sobre “Questões Jurídicas no Sistema de Promoção e Proteção”.

70 instituições estiveram presentes no Conselho Local de Ação Social de Barcelos

2017-03-31

Decorreu, no dia 29 de março, no Auditório da Biblioteca Municipal, o Conselho Local de Ação Social de Barcelos (CLASB) com elevada participação das instituições. Neste plenário, foi avaliado o Plano de Ação de 2016, um plano dinâmico e ajustado às necessidades do território e às oportunidades de financiamentos de quadros comunitários, e foi também apresentado o plano para 2017.

Projeto “Canecas” promove a Inclusão social

2017-03-24

O Projeto "Canecas”, do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, foi hoje apresentado na EB 2, 3 Rosa Ramalho, em Barcelinhos, e contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro. A apresentação começou com a atuação musical da aluna Laura Oliveira, que recentemente ficou apurada para a final do programa televisivo “Got Talent” e com alunos do 9º ano que cantaram o Hino da escola. Os discursos ficaram marcados pelas palavras "inclusão", "artesanato" e "Caminhos de Santiago".

Auditório encheu para debater o papel do marketing social

2017-03-03

São “iniciativas como esta que contribuem para uma reflexão coletiva necessária e constituem um debate saudável e profícuo entre agentes sociais e que são fundamentais no desenvolvimento da comunidade”, foi desta forma que Armandina Saleiro abriu o seminário dedicado ao marketing social, num auditório repleto de empresários, responsáveis comunitários e cidadãos.

Presidente da Câmara atribui 68 mil euros em bolsas de estudo a estudantes universitários

2017-02-27

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, entregou no passado sábado, dia 25 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, as bolsas de estudo a 88 estudantes do ensino superior, admitidos na primeira fase.

Barcelos exemplo europeu de integração de refugiados

2017-02-24

No II Encontro da rede de países e respetivos municípios que integram o Programa Europeu “Europe for Citizens” – Europa para os Cidadãos, a apresentação de Barcelos marcou a diferença através de uma abordagem clara, prática e objetiva dos projetos de integração levados a cabo junto da comunidade cigana – Projeto “Escolhas”, GaloArtis -, assim como o acompanhamento que tem sido feito junto da família de refugiados que o Município acolhe desde setembro do último ano.

Marketing Social em debate no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos

2017-02-22

Combater a exclusão, promover a integração social, incentivar o investimento no empreendedorismo social e numa nova racionalidade económica solidária são alguns dos objetivos principais deste seminário dedicado ao “Marketing Social”. Uma iniciativa que juntará empresas, empresários e associações do concelho de Barcelos para darem o seu testemunho e contributo, que ajudarão a abrir novas fronteiras na área do “Marketing Social” que permitam a criação de uma sociedade mais justa e equilibrada. A aposta no empreendedorismo social é a única forma de esbater o interesse individual em prol da concorrência pela “cooperação” e a “associação”.

Presidente da Câmara marcou presença no II Encontro Internacional de Psicogeriatria

2017-01-27

A Casa São João de Deus está a promover o II Encontro Internacional de Psicogeriatria, Agir em Psicogeriatria – Desafio(s) do(s) tempo(s), no Auditório São Bento Menni, nos dias 27 e 28 de janeiro. A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, que parabenizou a instituição pela organização e pelas ações promovidas para o desenvolvimento do conhecimento na área da psicogeriatria.

Barcelos promove Direitos Humanos

2016-12-05

A Semana Concelhia dos Direitos Humanos de Barcelos decorre entre os próximos dias 5 e 10 de dezembro.

Campeonato de Boccia arranca amanhã

2016-12-05

A época 2016/2017 do Campeonato de Boccia de Barcelos começa já amanhã, a partir das 9h, no Pavilhão Municipal de Barcelos. A iniciativa visa promover a inclusão de pessoas portadoras de incapacidade e idosos na sociedade, estimulando as suas capacidades, reconhecendo valor e promovendo laços sociais e afetivos através da prática desportiva.

Dia Internacional do Voluntariado

2016-12-02

A Câmara Municipal de Barcelos, através do Banco Local de Voluntariado (BLV), em parceria com o Grupo Temático de voluntariado (GTV), comemora o Dia Internacional do Voluntariado com um conjunto de atividades a decorrer nos dias 4, 5 e 6 de dezembro.

Comemoração do Dia da Igualdade de Género

2016-10-28

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, abriu, ontem, 24 de outubro, o "Fórum Municipal – Barcelos Plural, Igualdade, Cidadania e Desenvolvimento", no dia em que se comemorou o Dia Municipal para a Igualdade, que contou também com a presença da Vice-presidente, Armandina Saleiro.

“ONDA ROSA” em Barcelos

2016-10-12

O Município de Barcelos associa-se, mais uma vez, à ONDA ROSA. Entre 15 e 30 de outubro, irão ser desenvolvidas várias iniciativas, envolvendo a comunidade e as escolas, no sentido de sensibilizar a população para a temática da prevenção do cancro da mama.

Terapias alternativas serão debatidas em conferência internacional

2016-10-06

A alimentação bio-funcional e a hipertermia oncológica estarão em debate numa conferência internacional que se realizará no próximo dia 8 de outubro, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento é organizado pela Naturena em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos.

II Congresso Intermunicipal de Proteção de Crianças e Jovens

2016-09-14

Vai decorrer entre 6 e 7 de outubro de 2016, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, o II Congresso Intermunicipal sobre Proteção de Crianças e Jovens, sendo o Município de Barcelos um parceiro do evento. Estão também envolvidos na organização as Câmaras Municipais de Esposende, Vila Verde e Vila Nova de Famalicão, assim como as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens dos respetivos Municípios.