Pontevedra - Espanha

A geminação das cidades de Barcelos e Pontevedra data de 1971, mas já desde 1960, os municípios mantinham entre si relações de amizade.

Na ordem deste acordo estiveram as muitas semelhanças existentes entre as duas cidades. Ambas nasceram e desenvolveram-se junto ao rio - o Lérez, em Espanha, e o Cávado, em Portugal. Por isso mesmo, antigas pontes surgiram e tornaram-se tão características da fisionomia de Barcelos e Pontevedra, que vieram a constituir parte essencial dos respectivos brasões. Mas o parentesco nota-se ainda nas toponímias de ambos os municípios. Topónimos como Franqueira, Gamil, Lama, Paradela, Pedra Furada, Pousa, Roriz, Vila Boa, Vila Cova encontramo-los igualmente no concelho de Barcelos e na província de Pontevedra.

A 3 de Maio de 1996, a Câmara Municipal de Barcelos reafirmou o compromisso de geminação com a Câmara Municipal de Pontevedra, volvidos 25 anos após o primeiro acordo entre ambas as cidades.

 

Protocolo


Carta de Reafirmação dos 25 anos de Geminação"

1971-1996


Nós, Presidentes das Câmaras Municipais de Barcelos (Portugal) e Pontevedra (Espanha) livremente eleitos por sufrágio dos nossos cidadãos, indo de encontro às profundas aspirações e às reais necessidades das nossas populações, cientes que a civilização ocidental teve o seu berço nas nossas antigas «comunas» e que o espírito de liberdade teve a sua origem nos direitos e regalias que então souberam conquistar, considerando que a nossa história deve prosseguir num mundo mais amplo, e que este mundo só será verdadeiramente humano se os homens puderem viver livres em cidades livres.

Neste dia reafirmamos o compromisso solene de há 25 anos (1971-1996)

de manter os laços permanentes entre os nossos municípios, de favorecer em todos os domínios os intercâmbios entre os nossos habitantes, tendo como objectivo o desenvolvimento, através da compreensão mútua, do sentimento vivo da fraternidade Europeia, a conjugação dos nossos esforços no sentido de contribuir, na medida do possível, para o engrandecimento e reforço da paz e da prosperidade da União Europeia.

Assinado em Barcelos (Portugal) a 3 de Maio de 1996.”

 

Pontevedra é um município da Espanha na província de Pontevedra, comunidade autónoma da Galiza, de área 117 km² com população de 80096 habitantes (2006) e densidade populacional de 662,92 hab/km². Pontevedra é a capital da provincial do mesmo nome. É uma cidade principalmente de serviços, já que a grande maioria do tecido industrial da Província de Pontevedra encontra-se na cidade vizinha de Vigo.”

http://www.concellopontevedra.es/

Alcalde del Ayuntamiento de Pontevedra

Miguel Fernández Lores

Plaza de España, S/N,

36002 Pontevedra

Espanha

Telefones:

Geral – 00.34.986.80.43.00

Fax – 00.34.986.86.01.02

 

Pontevedra 01Pontevedra 02