Empresa Municipal de Educação e Cultura (EMEC)

EMECA sua actividade assenta em duas grandes áreas de actuação: Educação e Cultura.

Na área da Educação, a EMEC está actualmente incumbida da organização e administração da Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos (ETG), da coordenação das Actividades de Enriquecimento Curricular através do ensino de Inglês, Música e Expressões nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Barcelos e está ainda encarregue do desenvolvimento do programa de Apoio Psico/Social/Educativo, também nas escolas do 1.º ciclo.

Relativamente à Cultura, a EMEC é responsável pela organização dos maiores eventos da cidade, nomeadamente Festa das Cruzes, Feira do Livro, Mostra de Artesanato, Festivais de Música, Projecto Subscuta, e ainda pela administração dos espaços Galeria Municipal de Arte, Museu Etnográfico de Chavão, Centro de Artesanato e do Pólo de Leitura de Arcozelo.

Eventos Culturais

Gestão de Equipamentos

Escola de Tecnologia e Gestão (POPH)

Criada em 1990, através do Contrato Programa celebrado entre o então Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional (GETAP) e a Câmara Municipal de Barcelos, a Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos nasceu para satisfazer a procura social de profissionalização e integração no mercado de trabalho.

No âmbito da sua actuação, a ETG orienta a sua oferta educativa e formativa, ao nível dos cursos profissionais e curso de educação e formação, para as áreas de formação em que se tem vindo a especializar, em articulação com as actividades económicas da região, com especial destaque para as áreas de formação: Audiovisuais e produção dos media (213); Design (214); Gestão e administração (345); Têxtil, vestuário, calçado e couro (542); Hotelaria e restauração (811).

De acordo com o seu projecto educativo, a ETG procura assegurar a diversificação da oferta educativa e formativa alargando a sua actuação aos cursos de educação e formação de adultos, em regime pós-laboral.

O reconhecimento do trabalho da ETG junto da comunidade local mede-se pela sua elevada taxa de empregabilidade nas áreas de formação e pela procura dos cursos que ministra.

Fotos ETG 01Fotos ETG 02Fotos ETG 03

Actividades de Enriquecimento Cultural (Inglês, Música e Expressões)

As actividades de enriquecimento curricular promovidas nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico dos 9 agrupamentos escolares do concelho de Barcelos consistem no ensino de Inglês, Música, Artes Plásticas e Artes Dramáticas.

Trata-se de uma mais valia na aprendizagem dos alunos, complementando a área curricular e, desta forma, despertar o interesse dos alunos por outras áreas, alargando horizontes e motivando-os para aprendizagens complementares, que enriquecem o seu percurso escolar e pessoal.

Estas actividades tornaram-se parte integrante da aprendizagem global do aluno e da vivência em comunidade escolar, sendo incluídas nos projectos educativos dos diferentes agrupamentos.

Apoio Psico/Social/Educativo ao 1.º Ciclo

O projecto de Apoio Psico/Social/Educativo ao 1.º Ciclo é constituído por uma equipa de psicólogos, distribuídos 9 pelos agrupamentos de ensino do concelho, que analisam, estudam e participam na socialização e desenvolvimento humano das crianças mais vulneráveis, em risco ou com necessidades especiais.

As principais actividades desenvolvidas prendem-se sobretudo com o acompanhamento psicológico individual, a avaliação cognitiva de alunos, a consultadoria aos professores, a dinamização de algumas actividades em datas temáticas, a promoção de sessões para pais acerca de diversas temáticas relevantes, a dinamização de acções de formação para professores titulares e professores das actividades e enriquecimento curricular, entre outras actividades pontuais.

Extracto da Deliberação em Reunião de Câmara

Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos – E.M. - Designação do Conselho de Administração e Definição do Estatuto Remuneratório.

De acordo com a Lei nº 50/2012, de 31 de Agosto, bem como o artigo 11.º dos Estatutos da Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos – E.M., que compete à Câmara Municipal nomear e exonerar o Conselho de Administração das empresas municipais, o qual, ao abrigo daquele último preceito, é composto por três membros, um dos quais é Presidente.

Em conformidade com o exposto, propõe-se que a Ex.ma Câmara delibere que:

1 – Integrem o Conselho de Administração da Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos – E.M. os seguintes elementos, os quais deverão iniciar funções a partir de 14 de Outubro de 2013:

-       Augusto Dias Castro, casado, com estatuto remuneratório, que presidirá;

-       Alexandre Miguel Gonçalves Maciel, casado, sem estatuto remuneratório, como Vogal;

-       Maria Elisa Azevedo leite Braga, casada, sem estatuto remuneratório, como Vogal.

2 – O estatuto remuneratório será o previsto no nº 2, do artigo 30º, da Lei 50/2012, de 31 de Agosto.

Barcelos, 11 de Outubro de 2013.

O PRESIDENTE DA CÂMARA,

(Miguel Jorge da Costa Gomes)