Empresa Municipal de Desportos de Barcelos - EMDB

EMDBOs equipamentos cuja gestão cabe, actualmente, à EMDB, são as Piscinas Municipais, o Estádio Cidade de Barcelos, o Pavilhão Municipal de Barcelos e Pavilhão Municipal de Campo, bem como os campos de ténis do Pavilhão Municipal de Barcelos e do Complexo das Piscinas Municipais.

 

Na prossecução dos seus objectivos, constituem atribuições, da EMDB:

a) Administrar todos os equipamentos desportivos que o Município de Barcelos lhe entregue, bem como aqueles que vier a adquirir e/ou construir.

b) Promover e organizar actividades físicas e desportivas com finalidades predominantemente lúdicas, formativas ou sociais, desde que relacionadas com os equipamentos desportivos que administrarem.

c) Promover a realização de estudos e propor medidas sobre a formação e práticas desportivas com vista ao desenvolvimento do desporto integrado.

d) Promover a realização de cursos, colóquios, conferências e seminários em relação com os desportos a que os seus equipamentos digam respeito.

 

A EMDB é responsável directa (assumindo a organização, encargos e logística) e indirecta (através de apoios a diversos níveis) de várias actividades e eventos desportivos que têm lugar no nosso Concelho.

 

Cabe-lhe ainda, fruto de um acordo de colaboração com a Câmara Municipal, fazer a gestão da actividade física e desportiva no âmbito das actividades extra-curriculares nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Barcelos.

 

Caracterização dos equipamentos e actividades neles desenvolvidos


Complexo das Piscinas Municipais de Barcelos

O complexo das Piscinas Municipais de Barcelos foi aberto ao público em Março de 2000. Situado na margem do rio Cavado, é constituído por três piscinas: um interior e duas exteriores (adulto e criança) e dois courts de ténis.

 

A piscina interior está aberta de 1 de Outubro a 15 de Setembro, sendo constituída por oito pistas e  zona para a prática de diversas actividades aquáticas (aprendizagem, aperfeiçoamento, hidroginástica e hidroterapia e natação para bebés).

Tem capacidade para mais de 200 pessoas e a temperatura da água cifra-se nos 30º. Dispõe, ainda, de jacuzzi e chapinheiro.

 

Esta piscina pode ser utilizada em regime livre, bem como com orientação de professores habilitados para o efeito.

 

As piscinas exteriores estão abertas de 16 de Junho a 15 de Setembro e sua utilização é em regime livre, encontrando-se abertas o dia inteiro, com excepção dos Domingos à tarde.

 

Estádio Cidade de Barcelos

O Estádio Cidade de Barcelos foi inaugurado a 30 de Maio de 2004, tendo substituído, nos jogos do escalão principal do Gil Vicente, o Estádio Municipal Adelino Ribeiro Novo.

Situa-se na freguesia de Vila Boa, a Norte da cidade de Barcelos.

O Estádio tem capacidade para 12.504 pessoas, estando reservados 10 lugares para deficientes e 102 para os membros da comunicação social.

O Campo de Futebol do Complexo é composto por um campo relvado com as dimensões de 106 metros de comprimento p or 68 metros de largura e orientação Norte-Sul.

Para além do aluguer e cedência de espaços para diversos fins, nele têm também lugar outras actividades que não se esgotam na prática do futebol.

 

Pavilhão Municipal de Barcelos

Neste equipamento, a EMDB procede ao aluguer de espaços, para a prática de diversas actividades (ginástica, aeróbica, artes marciais, etc…).

O seu rinque serve de palco para a realização de jogos de Hóquei em Patins, nomeadamente do Óquei Clube de Barcelos, S.A.D., bem como outras actividades de natureza diversa.

 

Pavilhão Desportivo de Campo

Neste equipamento tem lugar a prática de diversas actividades, essencialmente relacionadas com a patinagem (quer de competição, quer artística).

Faz-se ainda a cedência do espaço para todos aqueles que, a título individual, queiram praticar alguma actividade de cariz desportivo.

 

Courts de Ténis

A Empresa Municipal tem à disposição do público quatro courts de ténis: dois no Complexo das Piscinas Municipais e dois no Pavilhão Municipal de Barcelos (um deles coberto), que podem ser utilizados quer em horário diurno, quer em horário nocturno.

 

Meios de divulgação empresarial

Como forma de divulgação das suas actividades, a EMDB socorre-se de diversos meios de comunicação / publicitários, como placards electrónicos, outdors e mupies.

É frequente ver espalhada pelo concelho divulgação aos eventos desportivos que vão ocorrendo, o que demonstra a vitalidade e a dinâmica desta Empresa Municipal.

 

 

Extracto da Deliberação em Reunião de Câmara

Empresa Municipal de Desportos de Barcelos – E.E.M. - Designação do Conselho de Administração e Definição do Estatuto Remuneratório

 

De acordo com a Lei nº 50/2012, de 31 de Agosto, bem como o n.º 2 do artigo 4.º dos Estatutos da Empresa Municipal de Desportos de Barcelos – E.E.M., que compete à Câmara Municipal nomear e exonerar o Conselho de Administração das empresas municipais, o qual, ao abrigo do n.º 1 do artigo 6.º dos referidos Estatutos é composto por um número ímpar de membros, um dos quais será o respectivo Presidente.

De acordo com o parecer n.º 69/2008, de 9 de Outubro de 2009, da Procuradoria Geral da República, é legalmente admissível que o presidente e o vereador de câmara municipal possam exercer, cumulativamente, quaisquer funções nas empresa municipais, sendo, no entanto, absolutamente proibida a acumulação de remunerações, nos termos expressamente previstos no n.º 1 do artigo 47.º do referido Regime Jurídico do Sector Empresarial Local.

Em conformidade com o exposto, propõe-se que a Ex.ma Câmara delibere que:

1 – Integrem o Conselho de Administração da Empresa Municipal de Desportos de Barcelos – E.E.M. os seguintes elementos, os quais deverão iniciar funções a partir de 14 de Outubro de 2013:

 

-        José Carlos da Silva Brito, solteiro, sem estatuto remuneratório, que presidirá;

-        Dr. Paulo António Miranda Barbosa, solteiro, remunerado através de senhas de presença das reuniões, como Vogal;

-        Ilídio Morais Rodrigues, casado, com estatuto remuneratório, como Vogal.

 

2 – O estatuto remuneratório será o previsto no nº 2, do artigo 30º, da Lei 50/2012, de 31 de Agosto.

 

Barcelos, 11 de Outubro de 2013.

O PRESIDENTE DA CÂMARA,

(Miguel Jorge da Costa Gomes)